domingo, 23 de dezembro de 2012

Espumantes para o Natal (1)


Para a volta do blog, selecionei dois espumantes brasileiros para quem ainda vai fazer as compras para a ceia de Natal. O Brasil já é famoso por seus espumantes, mas, infelizmente, essa fama vem causando uma enorme subida de preços. Achar espumantes brasileiros em conta está cada vez mais difícil. Vamos aos dois selecionado para o Natal – o primeiro neste post e o segundo no próximo.


1. FICHA TÉCNICA – Miolo Terranova Blanc de Blancs
 -- Produtor: Miolo Wine Group
-- País: Brasil
-- Denominação de Origem: Não tem (as uvas são cultivadas no Vale de São Francisco, BA)
-- Uvas: Chenin Blanc, Sauvingon Blanc e Verdejo
-- Teor alcoólico: 12%
-- Ano: não informado

2. MINHAS NOTAS DE DEGUSTAÇÃO
-- No nariz: complexidade alta, aromas de pera, pêssego e um toque cítrico
-- Na boca: textura forte, gosto predominante de pera e limão.
-- Retrogosto: suave, cítrico

3. ONDE COMPREI E PREÇO
-- Supermercado Guanabara da Av. das Américas (Barra da Tijuca)
-- R$ 19,90

4. ALGUNS COMENTÁRIOS (e dicas de harmonização)
Essa foi uma gratíssima surpresa. A começar pelo preço: menos de R$ 20. E também pelo produtor. Eu nunca fui fã da Miolo. É uma vinícola enorme, que parece “atirar para todos os lados” e buscar mais quantidade do que qualidade. Mas esse espumante parece ter sido feito para eu queimar a língua: está fantástico.
A seleção de uvas, em primeiro lugar, foi bastante ousada. As uvas típicas de espumante – Chardonnay e Pinot Noir – não foram nem cogitadas. Foram usadas, em vez delas, uvas muito aromáticas (como a Chenin Blanc) e uma uva muito cítrica (isto é: com gosto de limão, laranja, etc.) (a Sauvingnon Blanc), que costumam dar vinhos brancos muito refrescantes. O resultado foi surpreendente. Um espumante diferente, com cara de vinho branco “com bolhinhas”.
Outra inovação deste vinho é o local de cultivo: o Vale de São Francisco, no norte da Bahia, local de muito sol e clima completamente diferente da Serra Gaúcha, de onde vêm a maior parte dos vinhos brasileiros.
É uma excelente pedida para a ceia de Natal: tanto como aperitivo, quanto como acompanhamento para os práticos típicos do Natal. Ele casará muito bem com molhos à base de frutas, como é tônica nos pratos natalinos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário