segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Espumantes para o Ano Novo: Salton Reserva Ouro


Além dos espumantes que recomendei para o Natal (e que, obviamente, funcionam também para o Ano Novo), aqui tem mais um, bem interessante e bastante seco – ideal para quem está de dieta, já que “seco”, em linguagem de vinho, quer dizer “não-doce” – e não-doce quer dizer que sobrou pouco açúcar da fermentação (o chamado “açúcar residual”).


1. FICHA TÉCNICA
-- Produtor: Vinícola Salton
-- País: Brasil
-- Denominação de Origem: Não tem (as uvas são cultivadas no Vale dos Vinhedos, RS)
-- Uvas: Chardonnay, Pinot Noir e Riesling
-- Teor alcoólico: 12.5%
-- Ano: não informado

2. MINHAS NOTAS DE DEGUSTAÇÃO
-- No nariz: complexidade média-alta, bastante aromático, com aromas de pêssego (predominante), grapefruit e um final de maçã
-- Na boca: textura média, gosto predominante de grapefruit – o gosto é mais fraco do que os aromas (provavelmente por causa da uva Riesling: veja comentários abaixo).
-- Retrogosto: muito suave, de maçã

3. ONDE COMPREI E PREÇO
-- Supermercado Guanabara da Av. das Américas (Barra da Tijuca)
-- R$ 27,90

4. ALGUNS COMENTÁRIOS (e dicas de harmonização)
Mais uma vez, aqui, as uvas típicas de espumantes (Chardonnay e Pinot Noir, você já está começando a decorar, tenho certeza) estão presentes aqui. A novidade fica por conta da uva Riesling, de origem germânica (onipresente nos brancos da Alemanha e da Áustria). Essa uva é muito aromática e normalmente gera vinhos muito impressionantes no nariz.
Este é um caso. O nariz é tão impressionante que, realmente, na boca ele fica até um pouco decepcionante. Então vale a pena beber bem devagar, sentindo bastante o aroma e deixando o vinho ficar um pouco na boca, antes de ser engolido (bochechar, eu já não recomendo, a não ser que você queira passar de “excêntrico/a”).
Combinações interessantes para esse vinho são saladas (especialmente as com molho tipo vinagrete ou oriental (molhos que levam frutas cítricas)) e entradas (tipo canapés). Não recomendo com comida muito estruturada (carne e acompanhamentos, quero dizer). Mas, para falar de ano novo, vai bem com um prato de lentilhas, já que a sua puxada mais cítrica casa bem com o gosto mais picante da lentilha.
Feliz Ano Novo e muitos vinhos para todos vocês! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário